29 março 2006

Ibope descobre a pólvora

Tá lá na Lilian Witte Fibe, no UOL: 75% dos brasileiros admitem que seriam capazes de cometer irregularidades em cargos públicos: A maioria dos brasileiros tolera políticos corruptos. Não só tolera, como é conivente com a roubalheira e a falta de ética no dia a dia. É o que revela pesquisa inédita do Ibope Opinião, feita com 2 mil pessoas em todo o país em janeiro. Título: "Corrupção na Política: Eleitor - Vítima ou Cúmplice?". Conclusão: 75% dos brasileiros admitem que seriam capazes de cometer irregularidades em cargos públicos.

A matéria, só para assinantes do UOL, é maior, mas fica em cima desse tema, expandindo um pouco em relação a quem compra produtos piratas, baixa música pela internet sem pagar, faz conexão de TV a cabo irregular, ou dá propina pra fiscal. Tão chocante quanto previsível, vai de encontro a essa cruzada moralista conduzida por políticos do PSDB, PFL e afins. Ou alguém acredita que eles, assim como o tal caseiro e o Palocci, estão fora desses 75%?

Já passa da hora de amadurecermos como nação e encararmos de frente nossas mazelas, nossas doenças culturais históricas e acabar com essa hipocrisia de que o governo traiu sua proposta ética. Nem Lula, nem Alckmin, nem o PT ou qualquer partido, associação, entidade, clube de futebol, condomínio, governo ou empresa conseguirá, nas próximas décadas, extirpar a corrupção atávica que assombra a tudo e a todos. Primeiro a sociedade tem que evoluir, para então poder cobrar, senão vira tudo farinha do mesmo saco.

Nenhum comentário: