21 maio 2006

O xis da questão

Ontem fui questionado sobre meu post "Vida de Gado", escrito no calor da "onda" midiática sobre os atentados; se não teria sido intolerante demais, ao não compreender que ter medo é uma reação normal do ser humano diante de situações de perigo.

Sinceramente, não creio que tenha sido. Ainda que a situação requeresse cuidado redobrado (não deixei meu filho ir a pé pra escola, por exemplo), não era o caso daquele pânico exagerado (quem mandou a mãe buscá-lo mais cedo foi a própria escola, não os pais).

Medo eu tenho todos os dias ao parar no sinal de trânsito, fico sempre olhando para os lados. Mas não vi nenhuma razão para abandonar o trabalho no meio da tarde e correr pra casa.

Hoje se vê que foi pago um mico histórico pela população. Nada aconteceu de mais grave naquela segunda-feira que justificasse parar São Paulo.

Ainda ontem, essa minha percepção - repito: escrita no calor da confusão de segunda - foi corroborada por duas personalidades decerto importantes: o governador Cláudio Lembo e o respeitadíssimo jornalista Bob Fernandes, que o entrevistou para o Terra Magazine - como se pode ver neste trecho:

Bob Fernandes: Na segunda-feira uma cidade de praticamente 12 milhões, em especial os templos do que o senhor diz ser a burguesia cínica, estavam fechados já no final da tarde. E também as universidades em vez de abrir, fecharam as portas...
Cláudio Lembo: ...as universidades fecharam e foi uma coisa absolutamente errada...
BF: Resta a imagem de que a sociedade se escondeu de três homens...
CL:O que mostra uma coisa interessante: que nós brasileiros não estamos acostumados aos desafios.
BF: ...Doze milhões de brasileiros se renderam ao Marcola, ao Julinho Carambola e ao Gegê do Mangue?
CL:Nós não estamos acostumados a desafios e isso talvez tenha sido bom para um choque. Temos que ser fortes. Eu até me lembrava nesses dias todos: quando as tropas soviéticas estavam chegando em Berlim, os alemães estavam ouvindo Mozart na Filarmônica de Berlim. E os nobres, pá, fugiram para dentro de casa.
BF: Mas não foi assustadora essa reação em São Paulo?
CL:Foi assustador.
BF: A sociedade se render e se esconder em casa...
CL:É assustador. Não ter capacidade de reagir.

Hoje, o Macaco Simão mandou mais esta:

"A população de São Paulo já pode sair tranqüilamente. O PCC liberou o banho de sol".
Todos pro Ibirapuera!

Nenhum comentário: