03 junho 2006

Subversivos globais: um dia foi assim

Encontrei esta tocante matéria do Pedro Alexandre Sanches em seu blog. Saiu na Carta Capital de 17 de junho, mas eu não havia lido, passou batida.

Digo tocante porque mexeu com minha memória afetiva-televisiva, lembrando de programas, novelas e trilhas sonoras que moldaram meu pensamento (e de muita gente) numa infância e adolescência sem videogames, esportes radicais ou aulas de inglês... Voltando da rua, da escola ou da casa da vovó, era a TV - somente ela. Ou melhor, ela e minha coleção de gibis.

Por trás de programas que marcaram época e guiaram um país, hoje sabemos que haviam cabeças iluminadas, vida inteligente, idéias e criatividade. E contestação.

Nada parecido com a revoltante TV que temos hoje, fútil e consumista, de Ratinhos, Joões Klébers, Gugus, Xuxas, Faustões e BBBs, que formou e continua formando gerações de zumbis andando pelas ruas, num processo de idiotização que já dura quase três décadas.

Recomendo uma lida, tanto para os quarentões saudosos como para a moçada de hoje, que ao menos pode ter uma idéia de como as coisas, um dia, foram diferentes.

É só clicar aqui.

Nenhum comentário: