Folha On Line de hoje:
Cresce chance de 2º turno entre Lula e Alckmin, aponta Datafolha
Aumentou a possibilidade de haver um segundo turno entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que busca a reeleição, e o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta terça-feira (18/07) pelo Jornal Nacional, da Rede Globo. Lula aparece com 52% dos votos válidos. Para vencer no primeiro turno, é necessário obter 50% mais um dos votos válidos. A vantagem do petista está no limite da margem de erro do levantamento, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No último levantamento do Datafolha, realizado nos dias 28 e 29 de junho, Lula tinha 54% dos votos válidos.
Pois é. Na verdade a pesquisa mostra que os dois caíram um pouquinho, dentro da margem de erro: Lula de 46 para 44% e Alckmin de 29 para 28%. Como Heloísa Helena subiu de 6 para 10%, evidentemente essas intenções de voto migraram para ela.
Ou seja, não mudou muita coisa, mas a manchete induz o leitor desavisado a entender que Lula só cai. O que se lê por aí é que o Chuchu já estabilizou seu crescimento e agora ou empaca ou cai, até pelos últimos ataques do PCC e, principalmente, por Lula ter o maior percentual de votos cristalizados: 74% de seus eleitores já estão completamente decididos (contra 66% de do ex-governador). Provavelmente a manchete tenta amenizar isso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário