01 agosto 2006

Fidel sai de cena

Folha On Line:
Problema de saúde faz Fidel entregar governo cubano ao irmão
O presidente de Cuba, Fidel Castro, 79, foi submetido a uma cirurgia no intestino e deixou pela primeira vez o controle do governo cubano. Em comunicado lido nesta segunda-feira, Fidel delegou provisoriamente o governo a seu irmão Raúl Castro, 75. No comunicado oficial, assinado pelo próprio Fidel, o presidente cubano afirma ter passado por uma "uma crise intestinal aguda com sangramento sustentado", que o obrigou a "uma complicada intervenção cirúrgica"."A operação me obriga a permanecer várias semanas em repouso, afastado das minhas responsabilidades e cargos", afirma a nota oficial, lida pelo secretário particular de Fidel, Carlos Valenciaga, em emissoras de rádio e televisão de Cuba.

O mundo assiste, atento, ao que se passa na "ilha". Estaria prestes a cair um dos maiores símbolos de resistência da humanidade?

Parece que sim. E se isso será bom ou ruim, só o tempo dirá. Um coisa é certa: os EUA já esfregam as mãos.

Não aceito ditaduras, óbvio, mas que dá um certo orgulho saber que uma ilhota no Atlântico desafia há tantos anos a maior potência mundial e se mantém, a despeito das dificuldades econômicas e fortes restrições às liberdades individuais, independente do Tio Sam, ah dá.

Fidel nunca será substituído, e Cuba certamente será engolida pelos seus vizinhos, mas seu ideal jamais será esquecido.

Nenhum comentário: