02 agosto 2006

Água e saúde: cai o mito

Falar depois sempre é mais fácil, mas - juro - sempre desconfiei desse negócio de que a gente devia beber tantos litros de água por dia pra ter boa saúde, mesmo sem estar com sede. Eu, nunca consegui beber forçado...

Acabo de ler no UOL matéria super interessante a respeito, que derruba o mito e faz o alerta: beber água demais é nocivo à saúde - acreditem!

Abre assim:
Beber água demais faz mal à saúde, diz estudo
da BBC, em Londres
Água para matar a sede, para melhorar a saúde e para emagrecer. Todos esses conceitos populares ajudam a pensar que quanto mais água bebemos melhor. Mas os cientistas dizem que a antiga fórmula está errada. Um recente estudo hispano-americano indica que o consumo excessivo de água até prejudica a saúde.Segundo o Centro Superior de Investigações Científicas da Espanha e o Instituto de Medicina dos Estados Unidos, “há recomendações para a quantidade diária que o corpo necessita, mas afirmar que um ser humano requer oito copos de água por dia como regra geral não tem nenhuma base científica”, explicou o diretor do comitê espanhol, Alberto Casteller.

E fecha, com aquilo que até nossos avós sabiam:
Sobre a quantidade diária a beber, recomendam “ouvir o corpo”, beber quando a sede aparecer.

Clique aqui e leia o texto integral.

Ah, sim, nenhuma restrição à cerveja, whisky, cachaça, vinho, etc. Ufa.

Nenhum comentário: