Tava bom demais: ótimos músicos, casa lotada, o maior astral.
Na platéia, o Fábio, músico e um dos leitores deste blog, que em outras oportunidades também homenageou o "Poeta da Vila" no bar. Fábio me cobrou um post sobre Noel e o Villaggio, que havia prometido escrever. Então, vamos lá:
Quando o grupo Choro, Seresta & Cia. era o rei das tardes de domingo, lá pelos idos de 1994 (assunto já registrado aqui), sua cantora Ione Papas era uma verdadeira "superstar" quando pegava o microfone e mandava ver em sambas novos e antigos. Sua especialidade, no entanto, era Noel. Pesquisadora do tema, já tinha ganho até programa de televisão falando dele.
De tanto ouvirmos Noel, acabamos nos apaixonando pela sua vida e obra. Como, na época, a casa passava por reformas incluindo a construção do palco, pensamos em instituir um "patrono" para o Villaggio, assim como o lendário bar Vou Vivendo tinha o Pixinguinha. Não deu outra: o escolhido foi Noel Rosa.
O grande jornalista Sérgio Cabral (se não me engano) já disse: "Noel pode não ter sido o maior compositor brasileiro, mas certamente foi o mais importante". A gente concorda. Seu espírito boêmio, seu grande talento e inteligência, seu amor pelas pessoas, seu humor ferino, sua entrega à vida e à morte, tudo isso nos deu grande motivação pra que ele fosse nosso homenageado maior dentro da MPB.
Ajudados pela Ione, ampliamos uma foto rara que ela tinha e aplicamos na parede, ao lado do palco. No dia 19 de agosto de 1995, fizemos o evento de inauguração do "Painel Noel", com direito a show com suas músicas, discurso de descerramento da cortina e até manuscritos originais que Ione tinha ganho da viúva do homem. Chique no último.
Eu a Rô nos vestimos (ou tentamos nos vestir...) com roupas de época. Foi muito legal tudo, uma grande festa.

Obrigado, mestre Noel, por esses 12 anos de convivência. "Tamo junto", compadre!!!
Um comentário:
Mais uma vez, valeu Zé !
Com certeza o Noel observa e protege a todos que frequentam e tocam no Villaggio !
Realmente é uma figura iluminada !
Abraço,
Fábio
Postar um comentário