11 julho 2007

O nosso Cristo

Com todo esse estardalhaço sobre a eleição do Cristo Redentor como uma das Sete Maravilhas do Mundo, andei lendo, aqui e ali, se havia cabimento nisso.

Pelo mundo todo, protestos, sarcasmos. No mínimo, ironias.
OK, as pirâmides do Egito nem concorreram; seus "donos" não toparam participar. Mas foram vencidos pelo nosso "Jesus de concreto" verdadeiros símbolos da humanidade, como a Acrópole de Atenas, a Estátua da Liberdade e a Torre Eiffel - apenas para citar os mais conhecidos.
Tudo por culpa do sistema escolhido: votação direta das populações dos países envolvidos, por e-mail ou torpedos no celular. Assim, obviamente países maiores tiveram mais votos, como no caso do Brasil.
De outro lado, nenhum especialista no assunto foi chamado pra opinar ou avalizar.
Daí, a injustiça, tão falada.

Estive pensando: teria sido injusto mesmo? Tenho minhas dúvidas. Basta ficar alguns dias na Cidade Maravilhosa pra sentir a imponência daquela estátua lá perto do céu, abençoando os cariocas e visitantes dia e noite; um povo que, cada vez mais, precisa mais dessa benção contra toda a violência que machuca dolorosamente a paisagem mais bonita do Brasil.

(foto Custódio Coimbra)

Quem já subiu no Corcovado sabe a emoção que é olhar pra cima e ver o Cristo gigantesco.

Minha conclusão tende a ser pela justiça da eleição. O Cristo Redentor pode não ser o monumento mais elaborado, tecnica ou arquitetonicamente, nem o mais antigo ou histórico.
Mas é o símbolo maior de um grande país, o nosso país. Representa a religiosidade de uma nação de quase 200 milhões de habitantes; representa a benção, o amor, a alma, a ternura.

É a cara do Brasil. E tá eleito, pronto.

Um comentário:

Fernanda disse...

E eu acho que foi bem eleito, por sinal. Porque eu conheço alguns brasileiros críticos, tão críticos, que fizeram questão de votar contra. Por patriotismo econômico eu sou a favor de que se aproveitem as oportunidades, já que elas estão aí. E não dá pra negar, que é o Rio de Janeiro é lindo, isso ele é. Agora vamos em busca das Cataratas do Iguaçu, que tal se ela for uma das 7 maravilhas naturais do mundo? Economicamente, eu sou a favor! E também de jogar uma bomba na corrupção!
Abraço procê, Zé Luiz.