17 outubro 2008

Tortura

Ou: uma pequena amostra do que é viver em São Paulo, hoje.

Missão: buscar meu filho na saída da escola, no Tatuapé, cerca de 15 km daqui de Pinheiros. O que em qualquer cidade (ou pelo menos em 99% delas) seria uma tarefa corriqueira, acaba revelando a angústia que é a vida de quem precisa se deslocar nesta metrópole - a cada dia mais inviável.

Ele sai às 17:30h. Pra ter uma (enorme) margem de segurança, saio de casa às 16h e calculo uns 45 minutos até chegar lá. Já seria um tempo absurdo, mas, tudo bem; afinal de contas é uma sexta-feira, dia de trânsito ruim. Com a sobra, passaria antes na sua casa pra pegar suas roupas.

Pego a Av. Sumaré, tranqüilo. Quando chego na Av.Pacaembu, já encaro a primeira lentidão. Dali sigo: primeira, segunda, primeira; passo pela Barra Funda em ritmo Dorival Caymmi, mas ainda andando.

Ao chegar na boca da Marginal, um frio na barriga: tudo absolutamente parado. Uma fila de caminhões gigantescos faz uma espécie de bloqueio e sinto-me um nada. No máximo, algum tipo de formiga.

Alguns metros me arrastando, já começo a desesperar; decido sair pela pista local e tentar um acesso mais na frente. Grande erro: a local é que não andava mesmo, e não dava pra voltar atrás. Uns 30 minutos depois, já suando frio, consigo chegar na Avenida do Estado. Novo martírio: ando, páro... até conseguir subir o Viaduto do Glicério e acessar a Radial Leste, já bufando.

Novo desânimo: a Radial parece um tapete de carros colados uns nos outros, milhares de motoqueiros buzinando e passando, tirando fina do meu espelho. Doentio.

Olho no relógio: 17:10h. Uma hora e dez pra andar uns 8 ou 9 km.

Primeira, segunda, primeira; já vai dar 17:30h. Nada anda. O desânimo vira agonia.

Consigo sair à direita, quase 17:40h. Acelerando o que posso pelas ruas estreitas, chego na escola às 17:55h. Ufa!

15 minutinhos, talvez 20, pra pegá-lo e tomar uma garapa pra relaxar um pouco. Depois, passada rápida na casa dele pra buscar suas coisas - mais uns 20 minutos na Celso Garcia.

Dali, de volta pela Radial, desta feita sem trânsito pesado, por ser contrafluxo. A Consolação também anda razoavelmente. Dr.Arnaldo, milagrosamente livre!

Resultado final: chego aqui em casa às 19h em ponto. Exatamente três horas depois.

Três horas, só pra buscar meu filho na escola. Dava pra ter ido até São Sebastião, 180 km daqui, e ainda sobrava tempo.

Sinceramente, não dá mais.

Nenhum comentário: