11 abril 2009

A trilha sonora da sua vida

Esta semana "pesquei" numa lista de discussão de música (M-Música) um link que me chamou a atenção, sobre um levantamento a respeito das 100 músicas de maior sucesso no Brasil, ano-a-ano desde 1904, com links do You Tube para a grande maioria delas (a partir de 1935).

Fui conferir. E posso dizer - meus amigos - valeu a pena.

Uma grata, gratíssima surpresa. Desde então, os momentos livres têm sido usados para fuçar o que tem ali. E não é pouco.

Pra quem pautou sua vida musicalmente como eu e associa os melhores momentos da sua existência às milhares de canções ouvidas, o tal site é um verdadeiro presente.

Nem vou me ater a questões jornalísticas ou técnicas; quem montou isso, qual sua credibilidade e coisa e tal. Até deveria, pra poder informar meus (poucos) leitores corretamente; mas, diante do que vi achei desnecessário. Bastaram algumas "puxadas de memória" pra concluir que, se existem erros, são completamente insignificantes diante dos muitos acertos, os quais estou seguro para avalizar.

Aqueles que gostam de fazer pesquisas e análises históricas têm ali um prato cheio para tentar entender o desenvolvimento da música no Brasil; o porquê disso e aquilo, quando o samba, a bossa nova, o Tropicalismo e tantos outros gêneros foram importantes; desde quando o sertanejo passou a imperar; quais as épocas em que predominou a música estrangeira; a influência das trilhas de novelas; comparações entre o gosto popular de 30, 40 anos atrás e o de hoje. Além, é claro, de inserir tudo isso em contextos políticos, sociais e econômicos.

Enfim, dá pra se escrever dezenas de tratados sobre a música em nosso país, diante de tanta informação. Mas, deixo essa tarefa para os mais capacitados e interessados, e vou noutro sentido.

O que mais me impressionou ao navegar - e navegar - foi a inacreditável possibilidade de fazer uma profunda viagem no tempo da minha vida e rever, como num filme, cada ano com sua respectiva trilha sonora. Canções que ouvi no rádio, nos LPs e compactos das minhas tias e do meu pai, além dos emprestados de amigos e comprados; que ouvi assistindo as primeiras e as mais importantes novelas da Globo; aquelas tocadas em tantas rodas de violão e, claro, as conferidas ao vivo em incontáveis shows assistidos.

Sei que é comum a gente lembrar de tal música, associando-a a determinado fato. Mas, via de regra, fazemos isso esporadicamente, diante de situações eventuais, organizando discos na prateleira, re-ouvindo algo em programas de flash-back ou algo assim.

O que esse site permite, no entanto, vai muito além disso. Ver e ouvir, numa tela de computador, todas as canções que envolveram meu dia-a-dia até aqui, e vinculá-las a cada ano da minha vida, pra mim foi algo completamente inusitado - e tocante.

Claro que alguns anos foram, musicalmente, mais marcantes que outros. E muito por isso vem valendo a revisão, ao lembrar-me porquê - em 1982, ou 1993, ou 2000 - músicas que fizeram sucesso não trazem qualquer emoção ou lembrança. Certamente por estar, na época, mais focado em outros interesses.

No geral, entretanto, a grande - imensa - maioria das listas de canções tocou muito fundo em minha alma, trazendo de volta o menino, o moleque, depois o adolescente praiano; a fase jovem/adulta na Capital; as primeiras paixões, as descobertas; as inevitáveis tristezas e frustações.

Mesmo não tendo tido tempo, ainda, de rever tudo com calma, arrisco-me a dizer que, ao final do processo, talvez seja possível entender um pouco mais do que sou hoje - como numa sessão de terapia regressiva. Sim, porque ao se voltar no tempo de forma tão organizada - e ao mesmo tempo emotiva -, é impossível não traçar uma linha evolutiva de nossos pensamentos, lembranças e, consequentemente, da formação e condução da personalidade.

Até porquê nossa memória não é tão precisa como gostaríamos. Muita coisa simplesmente se apaga com o tempo. E aí está outro mérito do site: reabrir portas que estavam fechadas. Uma canção de determinado ano, ao ser ouvida via You Tube, tem o impressionante poder de trazer, num segundo, uma lembrança (boa ou ruim...) que ficaria, provavelmente, deixada de lado até a segunda ordem.

De quebra, rever atitudes, decisões tomadas. Questionar-se se fez o certo ou o errado. Quanto valeu determinado momento e o quanto ele influencia suas decisões de hoje.

Mas, chega de papo. Arrume um tempo livre, clique aqui, e tire suas próprias conclusões.

Garanto que não vai se arrepender.

5 comentários:

Dafne Sampaio disse...

aê, zé
puta dica. retransmiti no meu blog, com o dévido crédito. abração.

Mauricio Pereira disse...

Inacreditavel, Zé...
Eu tou aqui produzindo um repertório sobre 79 prum evento. E m chega isso. Eu até já tinha fuçado sites assim, mas não tava achando d jeito nenhum...
Por outro lado, o q vc escreve tem tudo a ver. C/a música do lado é + fácil pros esquecidos (vulgo todo mundo) lembrarem d leve o q tavam fazendo, pensando, sentindo, numa certa época.
abração
Pereira

Cris Corradi disse...

Sem dúvida...ótima dica para quem "respira música" e consegue fazer dessas canções uma trilha sonora da "linha do tempo” ... Dá um ótimo direcionamento para resgatar a memória auditiva ...repleta de passagens...que fazem parte do que somos hoje, como não???? Grande sensibilidade a sua...Que Maravilha!!!Adorei!!!Prá variar!!!!

Coisas nossas disse...

zé, fiquei chocada. no ano de 2008 eu não conheço nenhuma. Acho que tô velha pra caramba... :-)

Zé Luiz Soares disse...

Dafne: seu blog está sensacional, coisa de profissional mesmo.

Pereira: recebi o convite pro show, mas fui viajar. Vamos fazer um Villaggio?

Cris: apareça...

Roberta: 2008? De 2000 pra frente eu faço questão de não conhecer nada! Heheheheh.