13 junho 2010

Primeiras impressões sobre a Copa

Acompanhei pela TV, internet e jornais tudo o que foi possível até este domingo pela manhã.

Ainda é cedo, mas já dá pra concluir algumas coisas.

O tão falado rigor da FIFA com a organização está indo pro bueiro, papo furado. Relatos de jornalistas dão conta de uma zona total nos transportes, falta de infra nos estádios, entre outras "surpresas". Ou seja, 2014 o Brasil vai tirar de letra.

Tentando ficar só dentro das quatro linhas, a surpresa é menor. O futebol visto até aqui, em especial o das seleções de menor expressão, é, conforme previsto, abaixo do sofrível.

OK, a bola, a tal "jabulani" é ruim, sim, mas está sendo mais maltratada do que maltrata. Tá duro de assistir a esses joguinhos, piores até do que certas partidas do Campeonato Brasileiro.

Salvaram-se alguns momentos de Inglaterra e EUA e o início da Argentina. Que, graças à genialidade de Messi e ao carisma de Maradona, deve ir longe - senão abocanhar a taça.

Tão falando muito da Holanda e Espanha também...vamos ver.

Nesse deserto futebolístico é capaz de Dunga e seus volantes - os "brahmeiros guerreiros" - até se darem bem. Naquela base: não toma gol e acaba fazendo um ou dois, sem empolgar ninguém (com exceção do Galvão, claro).

A nota positiva são as transmissões em HD para os felizardos como eu, que têm equipamento adequado. Realmente são imagens espetaculares, que enchem os olhos. Ontem me senti dentro da ante sala que abrigava os atletas ingleses e americanos, minutos antes de adentrarem ao campo. Impressionante. Fora as trinta e tantas câmeras mostrando os detalhes das jogadas, expressões dos jogadores, trajetória da bola, faltas, gols. Um jogo de futebol é um caleidoscópio de cenas belíssimas que, quando bem captadas como agora, encantam como poucas coisas nesta vida. Num futuro próximo, prometem, será a vez do 3D. Mal posso esperar.

Por fim, poderia falar do horror das tais vuvuzelas. Mas acho que nem preciso.

Nenhum comentário: