Leio a seguinte notícia no UOL, hoje:
Em 20 anos, faltará água para 60% do mundo, diz ONU
da BBC, em Londres
Dentro de 20 anos, uma proporção de dois terços da população do mundo deve enfrentar escassez de água, de acordo com a FAO, agência das Nações Unidas para agricultura e alimentação, sediada em Roma.Segundo a FAO, o consumo de água dobrou em relação ao crescimento populacional no último século. Pouco mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo já não têm acesso a água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias, disse Pasquale Steduto, diretor da unidade de gerenciamento dos recursos hídricos da FAO.Segundo ele, mais de 2,5 bilhões não têm saneamento básico adequado.Steduto pediu maior esforços nacionais e internacionais para proteger os recursos hídricos do planeta.A irrigação para cultivos agrícolas atualmente responde por mais de dois terços de toda a água retirada de lagos, rios e reservatórios subterrâneos.Em várias partes do mundo, agricultores que tentam produzir alimentos suficientes e obter renda também enfrentam estiagens sistemáticas e crescente competição por água.O que os agricultores têm que fazer, diz a FAO, é armazenar mais água da chuva e reduzir o desperdício ao irrigar suas plantações."A comunidade global tem conhecimentos para lidar com a escassez de água. O que é necessário é agir", afirma a agência das Nações Unidas.
Pois é. Num primeiro momento, é uma notícia alarmante. Até porque vinte anos, em termos históricos, é pouquíssimo tempo, passa voando. Puxa vida: daqui a vinte anos 60% da população sofrerá com a falta d´água...
Será mesmo?
Meu primo, engenheiro aposentado da Sabesp, me disse uma vez que a quantidade de água na Terra é a mesma há milhões de anos. Nunca diminuiu, nem foi pra outro planeta. O que diminuiu gradativamente foi a quantidade de água consumível, devido à poluição, desperdício e, principalmente, bilhões de vazamentos em canos no planeta inteiro (na sua casa, com certeza deve haver um, ou mais).
Outro grande problema é - de fato - o alto consumo na agricultura e na indústria. Tem uma estatística aí assombrosa, do tipo: sabe quantos litros de água são consumidos em todo o processo de fabricação de apenas um automóvel?
Ou seja, a água tá com a gente, o difícil (e caro) é torná-la consumível.
Mas, pensando bem: é possível que a tragédia anunciada para daqui a vinte anos aconteça sem que as nações se mobilizem? Dá pra acreditar nisso?
Se, daqui a uns poucos vinte anos a coisa estará nesse pé, como está hoje, de fato? Já há guerras pelo mundo motivadas pela falta d´água? Tem um montão de gente morrendo de sede?
Sei lá, acho tudo muito estranho. Nessa história toda, onde estarão os famosos "interesses ocultos"? Aqueles mesmo, de sempre: os econômicos... Até onde se "plantam" notícias e se compram estatísticas para alarmar a população e criar fatos - e negócios?
O que eu tenho certeza é que os países ricos, como sempre, estão de olho nas nossas riquezas. A água é uma delas.
No fim, a gente é manipulado o tempo todo e não sabe. Por isso, penso que seja importante questionar tudo que se lê, buscar outras fontes - antes de se desesperar.
E cuidar do nosso patrimônio. Certo, Presidente Lula?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
eu acredito que a água vai sim acabar um dia.
cria-se teorias da conspiracao em cima de tudo. Faca sua parte, evite o despedicio, use somente o necessario. Se for tudo mentira, voce nao vai ta perdendo nada, so deixando de usar algo que eh desnecessario
Eu faço, não tenha dúvida. E ensino meu filho a não desperdiçar desde pequeno. Isso chama-se cidadania e responsabilidade social.
O que não me impede de questionar o que a mídia comprada nos enfia goela abaixo. Felizmente, para isso, hoje temos a internet - o que inclusive possibilita vc vir aqui me questionar também.
É isso.
o seu artigo é excelnte, e concordo com cada palavra disertada
Postar um comentário