UOL de hoje:
Mudança de método faz alta do PIB de 2006 subir de 2,9% para 3,7%
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,7% em 2006 e somou R$ 2,322 trilhões depois das mudanças feitas pelo IBGE na metodologia de cálculo das riquezas nacionais. Na série antiga, a expansão da economia brasileira no ano passado havia sido de 2,9%. Muitos economistas estavam esperando um incremento em torno de 3,5% e o resultado também superou as expectativas do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que estimava uma variação entre 3,3% e 3,5%.
(...)
O novo método trabalha com mais fontes de informação e leva em consideração 110 produtos (antes eram 80) e 56 atividades econômicas (contra 43 da metodologia passada). Segundo o IBGE, isso permite fazer um cálculo mais preciso. O novo método para contabilizar o desempenho da economia brasileira passou ainda a utilizar como fontes de dados as pesquisas anuais setoriais da Indústria, Comércio e Construção Civil do IBGE e as receitas declaradas das empresas à Receita Federal.
Que mudança, hein? Quase um ponto percentual a mais. Lula deve estar meio p...da vida, pois uma notícia dessa o faria sofrer muito menos na eleição que, ao final, acabou ganhando.
Só me espanta que um dado tão importante possa ser mudado, assim, do nada. Passa uma certa insegurança quanto à sua veracidade, tanto antes quanto depois. Só não desacredito totalmente porque minha saudosa comadre Natália trabalhava lá no IBGE e sempre me disse que o trabalho deles é muito sério. Acreditemos, então!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário