30 janeiro 2008

Choveu, f...

É impressionante como uma chuva forte pode paralisar quase que totalmente a maior metrópole da América Latina.

Ontem, segundo o noticiário, choveu 70 mm. Ou seja, em um dia, quase 1/3 do previsto para todo o mês de janeiro. Foi água pra dedéu, minha gente.

Quem é de fora de SP talvez não faça idéia do que isso representa, mas uma palavra define bem a situação: caos.

Enchentes que causam dor e prejuízo a milhares de pessoas e um trânsito - normalmente monstruoso - elevado à enésima potência: semáforos sem funcionar, pontos de alagamento retendo o tráfego, pequenos e grandes acidentes que páram tudo...

Em resumo: um verdadeiro inferno.

Felizmente não precisei sair de casa ontem de dia, mas não fiquei sem tomar meu prejuízo: o show do Villaggio à noite foi cancelado, porque a artista, que mora no ABC, simplesmente não conseguiu sair de casa por causa da chuva e seus reflexos.

Claro, não fui só eu: praticamente todos os bares no meio do caminho, que pude notar, estavam vazios. Um dano econômico imenso, que chega a vários setores.

E não adianta reclamar. Com 800 novos veículos e motos novos nas ruas a cada mês, e a já clássica falta de educação da população - que vive jogando lixo nas ruas e entupindo bueiros e bocas-de-lobo -, aliados à secular paralisia e desinteresse dos órgãos públicos, entra ano, sai ano, e os problemas só pioram.

Em São Paulo, escureceu o céu (e não está anoitecendo...), é a "hora do pânico".

Daqui a pouco preciso sair pra fazer compras na Zona Leste. Basicamente, Marginal Tiêtê em horário de pico, com previsão de novas chuvas.

Já estou rezando.

Nenhum comentário: