25 janeiro 2008

São Paulo, São Paulo

Folha de ontem:

SÃO PAULO, 454 ANOS
Região de Pinheiros é a melhor de São Paulo
Área da subprefeitura aparece em levantamento inédito nas 3 primeiras posições em 29 de 63 indicadores de qualidade de vida na cidade
Muitos espaços de cultura e lazer, menor mortalidade infantil, menos adolescentes envolvidos em atos infracionais, menor índice de abandono do ensino fundamental na rede pública e menor número de agressão a crianças. A região da Subprefeitura de Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, é a melhor da cidade, de acordo com dados do Observatório Cidadão Nossa São Paulo, levantamento realizado pelo Movimento Nossa São Paulo (...).


Sendo morador do bairro há pouco mais de dois anos, é gostoso ler isso. Realmente é muito bom morar por aqui, apesar de ser um pouco caro em relação a bairros menos "nobres". Tem de tudo em Pinheiros, até andando a pé se resolve grande parte da rotina do dia-a-dia.

Antes de morar em Pinheiros, estive por dois anos e meio no Centrão, edifício Copan, logo que cheguei em SP no longínquo ano de 1985. Depois, pouco mais de 18 anos firme e forte no amado e eterno Bixiga, onde tenho o Villaggio até hoje e de onde guardo as melhores recordações da juventude.

Centro, Bixiga e Pinheiros. Esta é a São Paulo do meu coração, artérias que se cruzam, trespassam a Avenida Paulista, Consolação, Rebouças, Cardeal - e que têm identidades boêmias e musicais. Sempre vivi de um lado para o outro, percorrendo seus bares e restaurantes, respirando a atmosfera única desses bairros, que têm a cara da Paulicéia.

Parabéns, minha segunda cidade, pelos seus 454 anos, dos quais 23 eu fui e sou testemunha ocular e me considero também paulistano. Meu filho nasceu num hospital na Paulista, meus outros filhos-bares deixaram sua marca na Bela Vista, e hoje percorro sossegado as ruas de Pinheiros.

Já pensei em sair daqui em vários momentos de crise, de cansaço com a violência e o trânsito, mas a cada ano fica mais difícil se livrar destes tentáculos, dessa movimentação intensa e das possibilidades que nunca deixam de se apresentar.

Uma história longa e bonita, que tem alguns capítulos registrados neste blog nos últimos dois anos, e que ainda deve continuar por algum tempo.

Vamos em frente, até onde der.

Nenhum comentário: