23 janeiro 2008

Moto-problemas

E essa questão dos motoboys, hein?

Proíbe garupa, cria faixa exclusiva, proíbe trânsito nas marginais, os caras páram o trânsito...

Confusão total, e isso é só o começo, pelo que parece. A questão é muito complexa e de difícil solução.

Eu já tive dois espelhos arrancados por eles. Também me assusto constantemente com suas buzinadas e passagens - a milhão - tirando fina do meu carro.

Por outro lado, por dezenas de vezes já me vali dos seus serviços, hoje indispensáveis em qualquer setor da economia paulistana, ou mesmo pelo lado pessoal. Não se pode esquecer também que são 140 mil empregos em questão, preenchidos em quase sua totalidade por pessoas que necessitam muito deles para sustentar suas famílias.

Morre, se não me engano, um por dia aqui na Capital. Isso não pode continuar. Da mesma forma, muitos acidentes são causados por sua imprudência e agressividade, envolvendo motoristas em sua maioria inocentes.

O certo é que o confronto que se anuncia não é o melhor caminho a ser seguido. A receita é a de sempre: diálogo, debates civilizados e busca conjunta de soluções, ficando claro que se as duas partes não abrirem mão de algo, nada mudará. Campanhas educativas não fariam mal, bem como uma maior conscientização dos motoristas de automóveis e, é claro, dos motoqueiros em geral. Eu, por exemplo, procuro ter muito cuidado ao mudar de faixa, sempre olhando no retrovisor se não vem nenhuma moto. Mas vejo gente o tempo todo que não tá nem aí pra isso.

Taí um pepino de verdade pras autoridades resolverem, bem mais sério do que retirar placas e lacrar estabelecimentos comerciais.

Nenhum comentário: