11 novembro 2008

Chapa Diamantina: o fim?

Leio, com tristeza, que o fogo está destruindo a Chapada Diamantina, na Bahia. Metade - eu disse metade, cerca de 70 hectares - já se perdeu e as chamas continuam incontroláveis.
Os 300 voluntários que lutam contra os focos de incêndio não estão conseguindo resultados significativos e as chuvas que poderiam salvar a reserva só estão previstas para o fim deste mês de novembro.
E não é só a mata: os municípios da região também estão seriamente ameaçados, já tendo sido decretado estado de emergência na região.
OK, incêndios nesta época do ano são normais por lá e a natureza sempre acaba se recuperando; mas, pelo que se lê, desta vez a coisas atingiu proporções inimagináveis, já que suspeita-se de ações de garimpeiros e agricultores criminosos que teriam agido em prol de seus próprios interesses, escusos.
Além disso, há acusações de que as autoridades responsáveis teriam demorado a agir. Não duvido.
É possível uma coisa dessas? No Brasil, é.
Não conheço a Chapada. Na verdade, sonho com ela há anos, como um paraíso distante a ser explorado; destino daquela que seria a minha maior viagem pelo Brasil; roteiro que planejo intimamente, a ser percorrido de mochila nas costas - sem planos e sem destino. Um sonho que, parece, vai se perdendo em meio à ganância, incompetência e irresponsabilidade.
Só resta contar com a interferência Divina, mais uma vez.

Nenhum comentário: