17 novembro 2008

Em Jambeiro

Durante pelo menos 40 anos, passando pela Tamoios em direção a São José ou São Paulo, tive vontade de virar naquela placa, à direita, onde se lia o nome da cidade: Jambeiro.
Como nunca dava pra parar, os anos foram se passando e o município foi virando algo meio misterioso, como uma surpresa guardada para um dia muito especial. Quem sabe a cidadezinha mais bonita e acolhedora que eu poderia via a conhecer um dia? Ali, escondidinha, a apenas 30 km de São José. Poderia virar uma espécie de refúgio, um canto para onde me mandaria nos momentos de reclusão.
Pois neste fim-de-semana finalmente me programei e fui até lá. E o que encontrei?
Nada de mais. Apenas mais uma cidadezinha, quase uma rua, onde tem aquilo de sempre: a praça com coreto, casas comuns, igreja, etc. etc. Com um agravante: tarde de domingo, na pracinha rolava um funk mequetrefe que vinha de um chevette velho, com som no máximo. Afe!
Salvou-se a bela paisagem, cheia de verdes colinas, na estradinha de 10 km da Tamoios até lá.
Lá se foi mais um mistério em minha vida.

Nenhum comentário: