05 dezembro 2008

Popularidade acima da crise

Juro que por essa nem eu esperava. Achei que o noticiário econômico (leia-se crise) desta vez iria jogar os números para baixo, mas o que se vê é um presidente subindo ainda mais na crista da onda.

O que prova que a popularidade do barbudo não pode ser atribuída apenas aos bons resultados da Economia - desde a posse até às vésperas do atual caos financeiro mundial.

Em outras palavras: o povo está satisfeito com o governo em outras áreas também.

De qualquer maneira, é um percentual espantoso.

Note-se ainda que, a exemplo da última pesquisa, cresce a satisfação entre os jovens, os mais escolarizados e a elite do Sudeste, jogando por terra, cada vez mais, o mito de que o sucesso lulista advém fortemente de "esmolas" como o Bolsa Família no Nordeste.

Colo aqui a notícia, fresquinha (grifos meus):

Taxa de aprovação a Lula bate novo recorde e alcança 70%, diz Datafolha
da Folha Online
Pesquisa Datafolha mostra que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva é considerado ótimo ou bom por 70% dos brasileiros, maior aprovação de um presidente desde 1990, informa reportagem da Folha (a íntegra da reportagem está disponível para assinantes do UOL e do jornal). Nenhum presidente no Brasil desde a redemocratização atingiu esse patamar. O recorde anterior já pertencia ao próprio Lula: 64% o avaliavam positivamente em setembro. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 28 de novembro. Segundo o levantamento, o presidente conta com a avaliação positiva da maioria da população em todos os segmentos socioeconômicos e regiões do país. Isso já ocorria no levantamento de setembro, mas agora Lula teve reforçado o apoio sobretudo entre os mais jovens (mais nove pontos), os mais escolarizados (mais nove) e no Sudeste (também mais nove pontos). O Nordeste segue como principal área de apoio a Lula: 81% o avaliam como ótimo ou bom.

Nenhum comentário: