05 agosto 2011

Nas montanhas de São Sebastião - terceira etapa

Tirando a poeira desta Lente, volto à série iniciada em 2009, que pode ser lida aqui e que teve sua continuação ano passado, disponível aqui.
Novamente, férias de julho com meu (já não tão) pequeno Lorenzo. Novos dias de céu azul de inverno.
A gente ia continuar subindo o morro do Porto Grande, vindos do Pontal, mas ao reencontrar minha grande amiga Flávia Zinneck, surgiu a ideia de tentarmos algo maior.
Ela já tinha ido uma vez à Estrada da Limeira, e eu era doido pra conhecer essa rota há tempos. Não deu outra: pegamos nossos filhos e sexta passada, pela manhã, partimos rumo ao bairro da Enseada, ao norte de São Sebastião, ponto de partida mais fácil.
A Limeira é uma estrada de terra construída e mantida pela Petrobras desde a década de 1960 para a instalação de dutos que levam o petróleo do Terminal (TEBAR) para refinarias do Estado.

Devido ao pouco tempo livre e por causa das crianças, optamos por ir de carro. Percurso perigoso, com fortes aclives, não deve ser percorrido em dias chuvosos e é preciso que o veículo seja pelo menos com motor 1.8, senão não sobe.
Desconheço maiores detalhes, mas, pelo que vi, são mais de 10 km mata adentro, subindo a altitudes acima de 500 m, de onde se pode avistar paisagens simplesmente inacreditáveis.
Rodando cerca de 8 km, uma saída à esquerda levava a um caminho de duto. Ali, a surpresa: já avistávamos Barequeçaba. Espetacular!
Subindo um pouco mais pelo caminho do duto, lá estava ela: Guaecá, linda!!
A sensação de ver o mar de tão alto, em meio à mata atlântica, é indescritível.
Lorenzo (11) e Danylo (5) curtiram de montão.
Na volta, visual incrível da Enseada, Canto do Mar, Jaraguá, Porto Novo, etc.
Ano que vem tem mais.

Um comentário:

Nilma Raquel disse...

Muuuito legal, Luizinho! Naquele dia eu estava partindo, mas a Flavia me contou que vcs subiriam. Que bacana, as fotos estão lindas e a experiência deve ter sido ótima. Beijos!