Conexão argentina
Por José Flávio Júnior
Liderado pelo bandoneonista Martín Mirol, o conjunto de tango De Puro Guapos lança seu primeiro CD em temporada no Tom Jazz. O álbum, gravado ao vivo, coroa uma trajetória de sete anos. Formado em São Paulo, o octeto exibe um repertório instrumental capaz de agradar tanto em bailes quanto em salas de concerto. O argentino Mirol, que também faz os arranjos, transpira emoção em números tradicionais como Derecho Viejo, composto na década de 10, e nos clássicos modernos Adiós Nonino e Libertango, do inovador Astor Piazzolla.
DE PURO GUAPOS. 18 anos. Tom Jazz (200 lugares). Avenida Angélica, 2331, Higienópolis, 3255-3635. Quinta, 22h. R$ 20,00. Cc.: V. Cd.: V. IR. Estac. c/manobr. (R$ 15,00). Até 22 de fevereiro. A partir de quinta (1º).
Seria apenas mais uma divulgação de show, não houvesse aqui uma passagem curiosa.
Recebi esse disco em meados do ano passado, quando ainda era diretor artístico da gravadora Lua. O Martín estava enviando para várias gravadoras tentando que alguma se interessasse em lançá-lo, depois de ter conduzido o projeto por alguns anos - seja montando o grupo (só ele é argentino), seja escrevendo os arranjos (todos) , seja bancando a gravação. Enfim, uma luta.
Ouvi e gostei na hora. Aliás, fiquei ouvindo sem parar no carro por algumas semanas.
Chamei-o pruma conversa, ele veio sem demora e acertamos os primeiros ponteiros. Faltava o pior, pelo menos naquele delicado momento porque passava (e ainda passa) o mercado fonográfico: vender a idéia internamente. "Disco de tango? Totalmente instrumental? Pirou de vez, Zé?" Ninguém falou exatamente isso, mas me lembro que a empolgação foi algo próximo de zero.
Insisti (mas só um pouco), fizemos alguns ajustes comerciais e contratuais, ficou bom para ambas as partes e, quando saí de lá, o CD estava em fase final de produção.

Na paralela, vi que a receptividade da imprensa, como eu previa, estava sendo muito boa.
Agora, essa temporada numa casa de porte como a Tom Jazz e o destaque na Vejinha. Mais do que merecido. O trabalho é de uma competência e inspiração únicas.
Missão cumprida. Estaremos lá amanhã vendo os meninos e comemorando juntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário