da Folha Online
O último número da série que mostra turma da Mônica --grupo de personagens criados por Mauricio de Sousa-- na adolescência chega nesta quinta-feira às bancas e mostrará o primeiro beijo de Mônica e Cebola. É o quarto volume da série publicada pela Panini, que teve o primeiro número lançado em agosto. A soma da venda das edições anteriores ultrapassa 500 mil exemplares. Além de mostrar os personagens mais crescidos, a série também mistura o traço tradicional de Sousa com elementos de mangá.
Confesso que fiquei meio chocado ao me deparar com a notícia e, mais ainda, com a imagem.
Claro que respeito o Maurício de Souza, até pelo fato de ser ele o criador - e pai da personagem principal.
Mas, para quem fez da Turma da Mônica sua primeira leitura, aos seis, sete anos de idade, soa como uma espécie de heresia alterar a intenção inicial do projeto, que era de mostrar o universo infantil, com toda a graça que ele tem. Simplesmente isso.
Esse negócio de beijo, Mônica com seios provocantes, boca sensual, barriguinha de fora, me cheira mais a apelação, num tempo em que a erotização precoce, junto com o trabalho infantil e a violência do tráfico, estão entre os principais vilões para com aquela que é considerada a época mais importante das nossas vidas.
Pode ser que o motivo tenha sido financeiro, não sei como andam as vendas dos gibis da Turma original. Se for desespero comercial, até se entende. Mas não se justifica.
Tenho a impressão de que o Maurício, desta vez, pisou na bola.
4 comentários:
Sei não, caríssimo... Acho que você devia dar uma chance... Aliás, já falei um pouco desse assunto antes - dê uma olhada no seguinte post:
http://www.legal.adv.br/20080823/turma-da-monica-jovem/
pisou total. se ainda fizesse um trabalho mais autoral... mas esse tipo de enredo batido e erotização desnecessária... não cheira bem.
Tá certo, Adauto, a chance será dada. Na primeira oportunidade, vou comprar um gibi da nova Turma e fazer uma pesquisa com a tchurma.
Afinal de contas, que fica parado é poste, né?
abraço.
Tá certo, Adauto, a chance será dada. Na primeira oportunidade, vou comprar um gibi da nova Turma e fazer uma pesquisa com a tchurma.
Afinal de contas, que fica parado é poste, né?
abraço.
Postar um comentário